quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sobre a Copa

Ok Ok vamos falar sobre o assunto mais falado nesses tempos: A copa do Mundo.


Quando era criança eu ficava muito feliz nessa época de copa. Lá na rua onde eu morava as pessoas pintavam a rua, colocavam bandeirinhas... Bem, eu cresci e essa copa não está me empolgando tanto por vários fatores. O mais importante deles é que a África do Sul é um dos países mais pobres do mundo e por causa da copa gastou-se dinheiro que era pra saúde PRECÁRIA, para a educação PRECÁRIA, para a higiene PRECÁRIA, ou seja, para todas as coisas PRECÁRIAS que tem lá na África, com construção de estádios e na construção da estrutura para abrigar uma copa do mundo. Gente, um país paupérrimo, repito PAU-PÉR-RI-MO como esse não pode abrigar uma copa! Isso é alienação!


Como os habitantes desse país aceitam ele se endividar para fazer festa enquanto podia usar todo esse dinheiro de forma melhor? O que os presidentes desses países assim como aqui no Brasil gostam é da alienação do povo, pois a maioria é pobre e gosta dessas festas e acham que isso é bom. Pessoas mais instruídas ( e olha que eu não sou a mais ) não apoiam tais festas. Apoiar essa copa do mundo aqui em 2014? NÃO APOIO! O nosso presidente legalzão deveria ter feito um plebiscito assim como lá na África e em todos os países pobres ou não. deveriam fazer para saber se a população apoia.


Eu fico indignada em saber que vai se gastar dinheiro ( além, claro, desse povo legalzão lá de Brasília que fica tirando dinheiro da boca de criança que não tem o que comer, de mãe que precisa comer para dar de mamar pros filhos, da saúde, da educação... ) em construçãozinha de estádio pra fazer festinha e gritar gol enquanto podia-se usar esse dinheiro para fins de longo prazo. Não sou contra festas, aliás, sou totalmente adepta a elas, mas até onde eu sei quem faz festas é quem tem dinheiro para fazê-las ou gasta o que não tem e se endivida ( no caso so Brasil e da África ).


E é por esse motivo dito acima é que eu não esteja nem ai pra essa copa. O que poderia ajudar um pouco seria o turismo, mas lá é muito perigoso e por isso muitas reservas foram canceladas o que se resume em: prejuízo, pois voltará aos cofres públicos menos que o esperado.


Pois bem, eu vou torcer pro Brasil ganhar a copa, claro, sou brasileira, né? Vou rezar para que depois dessa copa a África melhore e para que a fifa cumpra o que disse e tire do Brasil o direito de sediar a copa de 2014.

2 comentários:

  1. O ponto que você abordou é de suma importância, além das questões raciais e o suposto fim do apartheid...fatos que as 'vuvuzelas' não podem abafar!

    ResponderExcluir
  2. Também não concordo com copas em países que já tem problemas demais, porem a África do Sul não é um país PAUPÉRRIMO. Lá já existiam muito cidades - antes da copa - modernas e bem maiores que a maioria das cidades brasileiras. Claro que isso não acaba com os problemas, mas temos que tentar nos desvincilhar dessa única visão PAUPÉRRIMA que temos da África como um todo.

    ResponderExcluir